16.2.09

3DS Max 2010 anunciado!

O 3DS Max é um dos pacotes mais completos de modelagem, iluminação, materiais e animação tridimensional. Cada ano [agora, pq até a versão 4, levava uns 2 anos] chega uma nova versão com toneladas de inovações. Neste ano parece que resolveram pegar o melhor dos concorrentes pequenos e acrescentar a ele. Bom que os requisitos de hardware/software são os mesmos da versão anterior. Confira as principais novidades anunciadas no dia 9 deste mês e que serão lançadas em abril:

1- Ferramentas de Modelagem Graphite - mais de 100 ferramentas para modelar e esculpir. [até que enfim!]

2- Material Explorer - pra facilitar as operações com os materiais. [legal, parece que não vou mais precisar de plugins para agilizar o trabalho com os mapas e materiais]

3- Viewport Canvas - pintar diretamente no objeto 3D, criando as texturas automaticamente. Também tem ligação direta com o Photoshop. [até que enfim!]

4- Melhorias no ProBooleans - melhoria do ProBoolean. Uma delas faz a limpeza dos triângulos. [pô, finalmente perceberam a bagunça que ficava]

5- Melhorias no UVW Unwrap - melhorias na manipulação direta na viewport e na seleção dos rings e loops, além da edição, alinhamento etc. [hum... cético. tomara que tenham aprendido com os concorrentes]

6- ProOptimizer - redução do número de faces de uma cena, em tempo real ou em lote, com proteção da simetria, das bordas, das normais, e parece que até da UVW, além de eliminar faces inúteis. [muito útil e ainda se torna uma forma mais completa que os outros modificadores que faziam algo parecido]

7- Suporte ao Mental Mill/MetaSL - shaders com visualização em tempo real na cena. De mapas de bump a luzes fotométricas com sombreamento de área. [mais uma coisa que havia em alguns bons concorrentes pequenos]

8- Melhorias na visualização - mais coisas em tempo real na viewport: ambient occlusion, iluminação por HDRI, soft shadows, anti-aliasing de hardware, controle de exposição interativo. [isso vai agilizar bastante o trabalho]

9- Melhorias na análise da exposição à luz - visualização da influência da luz na viewport através de cores e alteração interativa. [sempre sonhei com isso]

10- Alteração rápida da qualidade do rendering - rapidamente alterar a qualidade das sombras, reflexões, refrações e anti-aliasing. [já não havia isso?]

11- Controle em tempo real das luzes fotométricas - [outra maravilha que vai agilizar o trabalho]

12- Suporte a saída em altíssima resolução - voltado principalmente para impressão de grandes formatos.

13- Multi-Map Shader - permite que se atribua um intervalo de cores para aleatorizar a atribuição do material a diferentes objetos. Assim podemos ter vários objetos com cores variadas dentro deste intervalo, sem precisar criar novos materiais para variar a cor. [muito legal, porque essa tarefa é um saco]

14- Redução dos flickers nas animações - atua nos cálculos de iluminação indireta reduzindo essas piscadas indesejadas [pense numa coisa que dá angústia: deixar renderizando uma animação toda e quando voltar, encontrar esses quadros mais claros]

15- Rendering progressivo no Final Gather - dá para ir visualizando enquanto ele renderiza. [agiliza o trabalho e reduz a ansiedade]

16- Surface Map - gera imagens baseadas nas características da superfície do objeto, como mapas de densidade, mapas de sugeira, mapas de subsurface e mapas de cavidade. Podem ser usados para mascarar ou controlar a transição entre as texturas e materiais. [é... agiliza por ser automático, mas dá para fazer por outros processos]

17- Linear Color Space - melhoria na correção gamma para garantir cores fisicamente fiéis. O arquivo pode ser enviado pela rede para que todos os computadores possam renderizar com as mesmas cores. [útil para precisão de cores]

18- Containers - um novo método de agrupamento de objetos que mantém a sua hierarquia nos layers. Os containers podem ser escondidos, exportados e tem até controle de edição com permissões e restrições. [legal, retira o problema de group x layers e do esquecido character, além das restrições de acesso]

19- Melhorias no Scene Explorer - aumentaram o nível de integração da ferramenta [tomara que tenha ficado mais leve também]

20- Melhorias na importação de arquivos OBJ

21- Suporte a arquivos OpenFlight (FLT) - o Max agora pode importar, editar e exportar FLT, muito usado em simuladores de voo.

22- PFlowAdvanced - sofisticados efeitos de partículas. Inclui 14 novos operadores e reduz a complexidade da interface do Pflow.

23- Cloth - as roupas agora têm suporte a pressão e podem ser rasgadas nas colisões. [massa]

24- Hair - maior controle sobre as animações e com o novo Spline Deform, pode-ser animar os guides e os fios de cabelo seguirão. [eu tinha a impressão que já dava pra fazer isso]

25- ProSound - sistema de áudio multi-faixa, podendo animar o volume. [pô! junte com o Video Post e tem-se uma estação de pós-produção básica. Pena que só aceite WAV. Deve ser para manter o "real-time" da visualização]

26- Travamento de faixas - é possível travar controles para evitar a alteração acidental.

27- Link Constraint - agora pode ser animado com keyframes. [bem melhor para editar a animação]

28- Interface - foi atualizada e está mais flexível. [legal! minhas interfaces ficavam meio malucas com barras flutuantes sobre as barras de título :P]

29- Interoperabilidade como Photoshop - dá para associar materiais a layers do Photoshop. Além disso, a Viewport Canvas (vide novidade número 3) aceita os blend modes do Photoshop. [o melhor dos 2 mundos]

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neste link há uns vídeos legais das coisas funcionando diretamente na viewport.
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Requisitos mínimos:

processador:
(para a versão 32bits) Intel Pentium 4, AMD Athlon 64 ou AMD Opteron
(para a versão 64bits) Intel EM64T, AMD Athlon 64 ou AMD Opteron

RAM:
(para a versão 32bits) 1 GB RAM (recomendados 2 GB)
(para a versão 64bits) 1 GB RAM (recomendados 4 GB)

espaço no HD: 2 GB

memória virtual: 1 GB (recomendados 2 GB)

placa de vídeo: capaz de manipular Direct3D 10, Direct3D 9, ou OpenGL com no mínimo 128MB de RAM

OS: Windows XP Professional (Service Pack 2 or higher) , Vista (Business, Premium and Ultimate) , XP Professional x64 ou Vista 64 bit (Business, Premium and Ultimate).

Outros: mouse com 3 botões e leitor de DVD‐ROM, Internet Explorer 6, DirectX 9.0c (requerido), OpenGL (opcional).

3 comentários:

Anônimo disse...

Gutenberg, meu caro. Muito legal seu blog. Vou visitá-lo direto.

Muito boas as novidades do novo 3Ds Max 2010, você só esqueceu de uma das mais importantes para nós, animadores (além dessa de animar link constraints, como as IKs), que é o plugin CAT, do XSI, que vai ser uma grande revolução para animação no Max. Eu particularmente odeio o character studio, e atualmente trabalho 100% com bones, mas pelo que vi em videos do XSI, esse CAT é muito bom!

É isso aí meu querido! Abração!

Anônimo disse...

A única coisa que eu queria não está na lista: Max pra MacOS. :(

Guten disse...

Não sei se o CAT foi adicionado. Acho que ainda não. Continua sendo comprado separadamente ou baixado gratuitamente por quem já tem a licença do MAX.

No Mac(intel) ele já roda, primeiro passo para chegar ao MacOS :)