9.2.09

Tu maraca! Tu maracatu!

Final de agosto de 2008 entrei no Grupo Corpos (www.corpospercussivos.com) para aprender a tocar alfaia (aqueles tambores do maracatu). Confesso que minha vontade era a de tentar uma Dança de Salão, mas decidi experimentar por 1 mês apenas, pois achava os toques meio repetitivos.

Bom, o plano falhou. Adorei a coisa. São baques e toadas que não acabam mais. Arranjos novos a cada semana! Um desafio (adoro desafios!) para a mente, tanto em escutar e fixar as batidas, lembrar e relembrá-los, quanto controlar os braços e pernas para fazerem em conjunto o que foi treinado e na hora certa. Loucura!! E tem mais: meter porrada nos instrumentos (pois é, a gente não fica só nos tambores) é uma incrível arma contra qualquer estresse.

Desde que houve o nosso batizado (1ª saída à rua), no final de dezembro, a coisa ganhou outra dimensão. Tocar para um público também é muito legal. O desejo de acertar, a satisfação de mostrar tudo o que aprendeu, arranjo após arranjo, sem parar, tanto para os transeuntes quanto para nós mesmos. Tocar em conjunto, os diferentes instrumentos sincronizados em vozes diferentes... "Mermão", quem assite pode ter uma noção, mas só sabe o quanto é bom quem toca.

Fica a dica. Dêem um pulinho lá e confiram com seus próprios corpos (poderia falar ouvidos, mas se você for lá e ficar pertinho, vai entender. Melhor, vai sentir). Nem que seja só para desestressar.

Agradeço a minha Jana por ter me levado lá.

2 comentários:

Anônimo disse...

"Afoxe, afoxe Olinda mandou me chamar"

Guten disse...

ded ded de ded, Hei!, dddd b dedd d d.